Educação a Distância no Grupo Ser Educacional

Histórico

O histórico do Grupo SER Educacional, com o uso da tecnologia começa no ano de 2007, quando surgiu o projeto de Estudos Dirigidos. Dentro desse projeto, a instituição oferecia vários cursos de extensão para seus alunos da Graduação Presencial, usando a metodologia e tecnologia de EAD. Os alunos conseguiam realizar os estudos e as atividades dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Foi durante os estudos dirigidos que o então pequeno núcleo responsável pela EAD foi consolidado dentro da instituição.
Alguns anos depois, os estudos dirigidos evoluíram para outra iniciativa importante dentro do Grupo SER Educacional, a partir das disciplinas oferecidas totalmente à distância nos seus Cursos de Graduação Presencial. A legislação permite que, nos Cursos de Graduação Presenciais já reconhecidos e/ou autorizados (contanto que na Instituição de Ensino Superior - IES da oferta, tenha ao menos um Curso reconhecido), até 20% da sua carga horária sejam oferecidas com Disciplinas On-line (DOL). Foi então que várias disciplinas, de vários cursos da instituição, passaram ter oferta de aulas em EaD. Isso flexibilizou a oferta de conteúdos e de material para os alunos, consolidando ainda mais a experiência e o conhecimento da Instituição com a metodologia.
Um aspecto importante é que todos os materiais relacionados à produção dos conteúdos, tanto dos estudos dirigidos, quanto da oferta DOL, foram totalmente produzidos e organizados pela Equipe EAD do Grupo SER Educacional. Esse aspecto também foi fundamental para a evolução e o conhecimento da Instituição, na gestão de material didático para EAD. Quem está se inserindo agora, nesse método de estudos, pode ter a impressão equivocada de que a Instituição não tem experiência com Educação a distância, mas como já dissemos, nossa equipe vem aprimorando seus conhecimentos em tecnologias voltadas para a Educação há uma década.

Disciplinas On-line

A oferta da DOL está fundamentada nos Artigos 80 e 81 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Nº 9.394/96. O Artigo 80 estabelece a plena equivalência entre a Educação Presencial e a Educação à Distância, permitindo a convalidação de estudos entre as modalidades, e a transferência de alunos entre as modalidades, sem a distinção dos Títulos obtidos. O Artigo 81, por sua vez, permite a criação de Projetos em caráter experimental.
No Sistema Federal de Ensino, a oferta de disciplinas a distância está regulamentada pela Portaria MEC Nº 4.059, de 10 de Dezembro de 2004. O Grupo SER Educacional, especificamente, atende à regulamentação para a oferta de disciplinas a distância, cujos instrumentos autorizam que até 20% da carga horária total de um Curso de Graduação presencial, seja ministrada na forma de disciplinas à distância.
Essa oferta em Nível Institucional, remete a busca pela qualificação e modernização de seus Cursos de Graduação. Estabelece, entre as prioridades, a inclusão da DOL no limite da legislação vigente, respeitando as suas peculiaridades e as de cada curso. Um dos diferenciais da proposta da DOL no Grupo Ser Educacional é utilizar-se da metodologia de ensino desta modalidade, como meio e também como fim do seu processo de formação integral do aluno. Isso significa que as unidades possibilitam a este aluno o acesso a diferentes metodologias nos processos ensino-aprendizagem, ajudando-o a utilizar diferentes recursos, novas tecnologias e a pensar e experimentar diferentes formas de ensino e de aprendizagem para os seus contextos de atuação.
O aluno vivencia, com as disciplinas a distância, diferentes modelos que são, simultaneamente, metodologias de ensino, objeto de estudo e mecanismos de inclusão digital que o auxiliam a constituir novas vivências e experiências.
Ao migrar de uma sala de aula presencial para uma disciplina a distância, oferecida com o uso pedagógico dos recursos das novas tecnologias da informação e da comunicação, alunos e professores passam a interagir de forma diferenciada e com novos atores para dar suporte às ações de ensino-aprendizagem. Ambos, professor e aluno, contam com suporte de Tutores e Assistentes para atendimento on-line; têm acesso a instrumentos mediadores on-line para o estudo de conteúdos e o desenvolvimento de atividades de aprendizagem, criados especialmente para esta finalidade e de acordo com as ementas registradas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) do Grupo SER Educacional.

A Equipe EaD DOL lhe deseja um ótimo semestre letivo!